Já são quase vinte anos de amor ao Punk Rock e a cidade de Canoas. Os Carniça misturam velocidade com letras bem humoradas e acidas. A formação atual, que conta com Jubileu (guitarra e vocal), Fabiano (baixo) e Raymonds (bateria), prepara o sucessor do álbum “Que Vida Boa!!!”, de 2017.
Insanity Records: Como a banda surgiu e como escolheram o nome “Os Carniça”?
Jubileu: Surgiu do deboche em 2003, para tocar numa festa do bairro. Enquanto todos se empenhavam para fazer um bom trabalho, nós decidimos ir pelo lado contrário, por isso escolhemos um nome bem podre.
Insanity Records: Além dos Ramones, podemos perceber, principalmente no segundo disco, influências de SKA, instrumentos de sopro, bubblegum, etc. Que outras influências entram no caldeirão de som da banda?
Raymonds: Wyldlife, Rancid, Adicts, Ramones, Dead boys, Green Day, Alexisonfire, Garage Fuzz, Beastie Boys
Fabiano: Guns n’ Roses, Motley Crüe, Warrant, Alice in Chains, Pearl Jam, Pantera e Metallica.
Jubileu: Ramones e Mamonas Assassinas
Insanity Records: O que é perceptível tanto no primeiro álbum “Surfando no Calçadão”, quando no “Que Vida Boa!!!”, são as letras bem humoradas e aquelas melodias com uma pegada do Rock And Roll dos anos 50. Como funciona o processo de composição d’Os Carniça?
Jubileu: Durante esses dezoito anos de banda a maior parte das músicas foram escritas por mim. Nessa nova formação as composições são escritas por toda a banda em reunião rítmica.
Insanity Records: Preciso destacar a música “Jonas Vai em Show”, que é muito divertida, cita várias bandas legais do Punk Rock da região, mas também tem uma crítica sobre as pessoas que reclamam da “cena”, mas nunca aparecem nos shows. Conta como surgiu esse som?
Jubileu: Na mesa de um clássico bar gaúcho “Bambus”, a letra foi feita em 2014. Época do “O MOVIMENTO!!!”.
Insanity Records: Para quem ainda gosta de ter mídias físicas. Os álbuns da banda ainda estão em catálogo? Onde encontrar?
Jubileu: Sim! Podem pedir pelo telefone (51) 981510961.
Insanity Records: E as novas músicas, “Braking Bad”, “Punk Rock Até Morre” e “Eu não quero ter que assistir um filme legendado”, vão sair num futuro álbum ou somente como singles?
Jubileu: No próximo álbum, intitulado “Punk até morre!”
Insanity Records: Essas músicas ganharam videoclipes muito legais, incluindo uma homenagem ao saudoso Orlando Drummond. Jubileu, você começa a produzir os clipes por causa da banda ou já era algo que sempre fez em paralelo?
Jubileu: Sempre trabalhei com edição de vídeos, para os Carniça e outras bandas do Brasil.
Insanity Records: Como a banda tem se virado na quarentena? Pretendem fazer outras lives, como a acústica de 2020? Talvez uma plugada com a nova formação?
Jubileu: Sim. Estamos preparando um formato acústico só para os vagabundos acomodados.
Insanity Records: Quais são os planos d’Os Carniça para os próximos meses e para 2022?
Jubileu: Um disco chamado “Os Carniça no Egíto!”
Insanity Records: Deixamos esse espaço para vocês enviarem uma mensagem direta ao público:
Fabiano: Vocês devem escutar os Carniça!
Raymonds: Seja a cena! E nunca deixe ela e nem ninguém te corromper! Gabba Gabba Hey!
Jubileu: No essencial, unidade, no não essencial, adversidade e em tudo caridade!
Foto:
@jubileu_artes
Contatos:
Os Carniça Oficial