Na manhã desta quinta-feira (11) os skatistas Lucas Rabelo, Isabelly Ávila, João Lucas Alves, Kalani Konig, Sofia Godoy e Vini Sardi estiveram com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a secretária de esportes, Ana Paula Bastos, na Orla do Guaíba para a coletiva de imprensa oficial da terceira etapa do STU Nacional 2024.
Porto Alegre vai receber neste fim de semana (12, 13 e 14/04) a terceira etapa do Skate Total Urbe (STU), na pista Skate Park da Orla. O evento contará com participantes das modalidades Street (masculino e feminino), Park (masculino e feminino) e Paraskate Park. Mesmo com a previsão de chuva, até o momento o evento está confirmado pela organização. Em 2022, por causa da chuva, as finais foram canceladas, definindo os campeões da etapa pela classificação das semifinais.
No Street masculino competirão 24 atletas na fase classificatória (sexta-feira) em seis baterias. Os primeiros de cada bateria avançam direto para a semifinal. Os segundos e terceiros colocados terão a chance de conseguir a vaga na repescagem, em três baterias. Destes, os dois primeiros de cada bateria também avançam. São duas voltas de 45 segundos para cada atleta, por bateria.
Na semifinal, no sábado, competem doze atletas no masculino e doze no feminino, em três baterias. Os primeiros e segundos colocados de cada bateria avançam para a final. Os competidores têm direito a duas voltas, por bateria, de 45 segundos, mais 15 segundos para a execução de uma melhor manobra. Vale a melhor nota (volta/manobra juntas).
As finais acontecem no domingo, com seis competidores no masculino e seis no feminino. São três voltas de 45 segundos, mais 15 segundos para a execução de uma melhor manobra (Bomb Trick). Na terceira volta tem o rebate na melhor manobra. Vale a melhor nota (volta e manobra juntas). A colocação dos/das finalistas no ranking segue a ordem de colocação da final.
STREET FEMININO (12 skatistas)
Bateria 1 – Carla Karolina, Viviane Orlando, Kamila Rocha e Atali Mendes
Bateria 2 – Isabelly Ávila, Maria Lúcia Rocha, Karol Lima e Duda Oliveira
Bateria 3 – Rafaela Murbach, Kemily Suiara, Maria Almeida e Daniela Vitória
STREET MASCULINO (24 skatistas)
Bateria 1 – Ivan Monteiro, Bruno Silva, Sérgio André e Alexandre Souza
Bateria 2 – João Lucas Alves, Jhony Melhado, Julio Zanotti e Paulo Galera
Bateria 3 – S.Simonetto, Gabryel Aguilar, Douglas Molocope e Wilson Chaves
Bateria 4 – Lucas Rabelo, Vitor Hugo Genghini, Dênis Silva e Abner Pietro
Bateria 5 – Wallace Gabriel, Ismael Henrique, Wacson Mass e Elton Melônio
Bateria 6 – Kalani Konig, Marcelo Batista, Matheus Teixeira e Felipe Nunes
No Park masculino competirão 24 atletas na fase classificatória (sexta-feira) em seis baterias. Os primeiros de cada bateria avançam direto para a semifinal. Os segundos e terceiros colocados terão a chance de conseguir a vaga na repescagem em três baterias. Destes, os dois primeiros de cada bateria também avançam. São três voltas de 45 segundos para cada atleta, por bateria.
Na semifinal, no sábado, competem doze atletas no masculino e doze no feminino, em três baterias com três voltas de 45 segundos para cada, por bateria. Os primeiros e segundos colocados de cada bateria avançam para a final.
A final acontece no domingo com os/as seis finalistas competem em dois tempos de 20 minutos com um intervalo técnico de 7 minutos, tendo as notas aplicadas a cada volta. Para a pontuação final, vale a melhor volta. Caso o/a skatista caia com menos de 10 segundos, a sua nota será zerada; caso caia entre 10 e 20 segundos, somam 30 pontos; entre 20 e 35 segundos, somam 50 pontos. A colocação dos/das finalistas no ranking segue a ordem de colocação da própria final
PARK FEMININO (12 skatistas)
Bateria 1 – Sofia Godoy, Maitê Demantova, Sofia Cury e Mariana Menezes
Bateria 2 – Fernanda Tonissi, M. Praxedes, Manuela Tomitake e Marina Brauner
Bateria 3 – Isadora Pacheco, Lua Vicente, Lara Vargas e Fernanda Galdino
PARK MASCULINO (24 skatistas)
Bateria 1 – Kalani Konig, Gui Khury, Bernardo Fraga e Rafael Tomé
Bateria 2 – Dan Sabino, Diego Takahashi, Felipe Foguinho e Giovanni Fontanela
Bateria 3 – Pedro Carvalho, Victor Ikeda, Ítalo Penarrubia e Gustavo Prates
Bateria 4 – Murilo Peres, Pedro Vita, João Bito e Vi Kakinho
Bateria 5 – Mateus Guerreiro, Vini Kothe, Hugo Montezuma e Matheus Mello
Bateria 6 – Weslley Alves, Pedro Quintas, Ian Poleto e Gustavo Picaski
Sofia Godoy é natural de Campo Bom. Essa gaúcha de 15 anos é uma das revelações do skate nacional. Até 2019, Sofia não praticava esportes. Foi quando decidiu acompanhar o pai para andar de skate no município de Sapiranga. Ela levou seu roller para dar umas voltas, mas acabou experimentando o skate do pai. E não largou mais. O aprendizado e as manhas do skate foram rápidos. Neste ano, assumiu a liderança do ranking brasileiro da modalidade Park ao ser campeã da segunda etapa, em Criciúma (SC).
“Eu gosto muito da etapa de Porto Alegre. Porque, como todo mundo sabe, eu ando direto nessa pista. Ela é bem complicada, eu confesso, mas também é bem gostosa. A gente consegue aprender algumas manobras, pela altura, e também por em prática outras que gostamos de fazer. A minha expectativa é de me divertir e torcer para que tudo dê certo e que o evento aconteça”.
Natural de Itapetininga (SP), Isabelly Ávila anda de skate desde os 7 anos e pode-se dizer que, hoje, aos 19, vive seu melhor momento – após cair, de forma mais grave, e se levantar por duas vezes, recuperada de duas cirurgias, uma em cada joelho. Os difíceis anos de 2021 e 2022 ficaram para trás e um horizonte mais limpo se abriu. No final do ano passado, representou o Brasil no Super Crown, a decisão da SLS, a liga mundial de Street, e, neste ano, lidera o STU National, após o vice na etapa de Floripa e o título em Criciúma.
“É a primeira vez que estou competindo em Porto Alegre, mas quando eu tinha doze anos eu pulei um gap e foi aí que deu um up na minha carreira. Então eu sou muito grata a Porto Alegre. Foi aqui que praticamente a minha carreira começou e eu me sinto muito a vontade aqui. Será a primeira vez que vou competir aqui, pois eu estava lesionada nos últimos dois anos, na época das etapas que rolaram aqui. Estou muito feliz de poder representar meu estado, representar o skate. E torcer para que o evento aconteça, que todos se divirtam e que ninguém se machuque”.
Vini Sardi nasceu com uma má formação congênita nas duas pernas e encontrou no skate uma nova forma de viver, iniciando sobre o shape aos 16 anos, ainda de próteses. Ele já tinha se tornado o idealizador do Paraskate Tour e, junto à CBSk e ao STU, deu início em 2021 a um circuito dedicado à categoria, com 14 paraskatistas. E o próprio acabou campeão tanto no Street quanto no Park. Entre os demais feitos, foi ouro nos X Games em 2019, no Park adaptado. É sempre uma atração à parte pela sua técnica apurada.
“Eu quero agradecer a parceria do STU com o Paraskate. É a terceira vez que conseguimos trazer o paraskate aqui para Porto Alegre e dessa vez será no Park. Eu estou muito feliz! Vai ser muito legal! A cidade é muito receptiva. E nós vamos dar um show de skateboarding e de inclusão. Queremos mostrar que o paraskate também é muito legal, uma parada muito incrível”.
Lucas Rabelo é uma das grandes forças do skate nordestino e brasileiro. Nascido em Fortaleza (CE), Lucas tem 25 anos e anda desde os 11. Em 2021, chegou ao ápice de sua ainda curta carreira com o vice mundial no Super Crown de Jacksonville, nos Estados Unidos, e ainda ganhou o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia. Seu grande sonho é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, e está na corrida rumo à Paris-2024. Venceu a última etapa do STU National, no mês passado, em Criciúma (SC).
“Eu sou cearense, mas mudei para Porto Alegre quando tinha treze anos de idade, para poder investir na minha carreira e realizar meus sonhos. Então ter um evento desse, aqui, mais um ano, é gratificante demais. Aqui eu me sinto em casa. É um lugar lindo, poder andar de skate na beira do Guaíba. Então é isso. Agradecer e torcer que possamos fazer esse evento cada vez melhor, juntos”.
Nascido e criado no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, Kalani Konig sempre teve no DNA a cultura do surf & skate, influenciado por sua família que respira este estilo de vida. É um dos jovens e promissores talentos da nova geração, além de ser um dos poucos skatistas de todo o circuito a andar nas modalidades Street e Park. Em 2020, aos 13 anos, já era convocado pela CBSk para a primeira Seleção Brasileira de Skate Sub-15. No ranking brasileiro atual, lidera no Park após o título em Criciúma.
“Eu não tenho nem palavras para descrever Porto Alegre. É a cidade onde meu pai nasceu, é a cidade dos meus avós. Minhas expectativas são muito boas para esse campeonato. Aqui é minha cidade favorita depois de Florianópolis. Me sinto em casa, me sinto muito bem andando nesta pista. Estou muito feliz em estar aqui. E tomara que não chova e que aconteça o campeonato”.
RANKING
PARK FEMININO | PARK MASCULINO |
1 – SOFIA GODOY (74.565 PONTOS) | 1 – KALANI KONIG (78.900 PONTOS) |
2 – FERNANDA TONISSI (68.900 PONTOS) | 2 – LUIZ FRANCISCO (64.565 PONTOS) |
3 – ISADORA PACHECO (68.000 PONTOS) | 3 – AUGUSTO AKIO (58.565 PONTOS) |
4 – DORA VARELLA (64.565 PONTOS) | 4 – DAN SABINO (56.300 PONTOS) |
5 – YNDIARA ASP( 50.000 PONTOS) | 5 – PEDRO BARROS (40.000 PONTOS) |
STREET FEMININO | STREET MASCULINO |
1 – CARLA KAROLINA (90.000 PONTOS) | 1 – IVAN MONTEIRO (90.000 PONTOS) |
2 – ISABELLY ÁVILA (90.000 PONTOS) | 2 – JOÃO LUCAS ALVES (74.000 PONTOS) |
3 – RAFAELA MURBACH (62.900 PONTOS) | 3 – SEBASTIAN SIMONETTO (53.465 PONTOS) |
4 – KEMILY SUIARA (62.900 PONTOS) | 4 – LUCAS RABELO (50.000 PONTOS) |
5 – MARIA LÚCIA ROCHA (45.445 PONTOS) | 5 – WALLACE GABRIEL (40.300 PONTOS) |
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (12/04)
10h – Abertura para o público
11h10 às 13h30 – Classificatória Street masculino (ao vivo redes STU)
13h30 às 17h – Classificatória Park masculino (ao vivo redes STU)
17h10 às 18h15 – Repescagem Street masculino (ao vivo redes STU)
18h15 às 20h – Repescagem Park masculino (ao vivo redes STU)
20h às 21h – Best Trick (Monster Club)
20h às 22h – URB MUSIC TOUR: DJ Tamenpi
SÁBADO (13/04)
9h – Abertura para o público
10h às 11h50 – Semifinal Street feminino (ao vivo redes STU)
12h às 13h35 – Semifinal Park feminino (ao vivo redes STU)
13h45 às 15h35 – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
15h35 às 16h25 – Role Skate Anima (pista Street)
15h45 às 17h20 – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
17h às 18h – URB MUSIC TOUR: Ianaê
18h às 18h30 – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
18h30 às 19h30 – URB MUSIC TOUR: Dandara Manoela
19h30 às 20h – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
20h às 21h – URB MUSIC TOUR: Criolo
21h às 21h30 – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
21h30 às 23h – URB MUSIC TOUR: Planet Hemp
DOMINGO (14/04)
9h45 – Abertura para o público
10h45 às 12h – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)
14h às 15h – Final Street feminino (ao vivo SporTV e redes STU)
15h às 16h – Final Paraskate Park (ao vivo redes STU)
16h10 às 17h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e redes STU)
17h10 às 18h – Final Street masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
18h às 18h40 – PREMIAÇÃO
SKATE PARK DA ORLA
Inaugurada em 2021, é considerada a maior pista da América Latina. Entre diversas opções de obstáculos, a área inclui um roteiro da história do skate na cidade, com a reprodução de picos clássicos de rua, como o corrimão da Câmara Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália.
Fotos:
Mary Up Fotos
Muito boa a matéria!! 👏🏼👏🏼