Um evento cinematográfico gratuito e ao ar livre, realizado dentro de um Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. Essa é a proposta da Mostra de Cinema das Missões, que estreou no ano passado com exibições no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, e que agora passa a fazer parte do calendário cultural permanente da região Noroeste do Rio Grande do Sul.
O projeto, realizado em parceria com o Iphan, vai muito além da exibição de filmes e propõe uma celebração artística e histórica, levando o público para dentro de um espaço geográfico que faz parte da constituição da identidade do Estado e que mantém fortes vínculos e conexões com a herança indígena do país.
Dentro da catedral, é montada uma estrutura de cinema, com mais de duzentas cadeiras personalizadas para o público sentar e observar a tela de exibição, evidenciada ao fundo das ruínas. É um encontro calmo e contemplativo, que não desgasta e nem agride o ambiente. Pelo contrário: ilumina e valoriza as dimensões arquitetônicas do sítio arqueológico e propõe diferentes reflexões com os filmes projetados, selecionados por um criterioso conselho curatorial indicativo, que destacam temáticas multiétnicas, assim como de sustentabilidade e consciência histórica.
A segunda edição já tem data confirmada: será nos dias 15 e 16 de novembro, com diferentes curtas-metragens independentes projetados em sessões dentro da catedral durante a noite. Haverá também uma agenda paralela para aproveitar durante o dia, com palestras e debates realizados no Tenondé Park Hotel, que fica a dez minutos de caminhada do local de exibição, no município de São Miguel das Missões. Para as conversas, são convidados profissionais de diferentes localidades e áreas de atuação, incluindo cineastas, professores e personalidades locais que possam contribuir com reflexões sobre as nossas identidades e origens.
“O projeto tem o intuito de utilizar o interior da catedral do sítio arqueológico como palco para o cinema independente, em uma reflexão sobre memória, tempo e espaço”, conta Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da mostra. “Queremos promover discussões urgentes sobre como conviver em diversidade e harmonia com a natureza, usando a projeção e celebração cinematográfica nesse espaço simbólico e mágico” completa Manuela Fetter, cocriadora e diretora curatorial do evento.
A programação completa da mostra será anunciada em breve, mas, antes, em outubro, será possível conferir a agenda especial de aquecimento Rumo às Missões, recebida pelo Instituto Ling, em Porto Alegre. Haverá exibição comentada de dois longas-metragens brasileiros. A primeira sessão será no próximo dia 14, com o documentário 30 Povos, que resgata a trajetória e o legado dos povos guaranis que habitavam as Missões Jesuíticas na América do Sul, seguida de debate com o diretor do filme, Zeca Brito, e com o historiador Charles Monteiro. Depois, no dia 22, será rodado Portuñol, que explora a mistura linguística e cultural entre o português e o espanhol nas regiões de fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, com a presença da diretora Thaís Fernandes e do professor Ricardo Barberena. Para acompanhar, já é possível fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br. Demais novidades da mostra podem ser conferidas no Instagram @mostracinemissoes.
A Mostra de Cinema das Missões é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Massey Ferguson e do Grupo Redemaq, realização do Instituto Estrela Radiante, da Lora.movie e da Quattro Projetos, além do apoio do Tenondé Park Hotel, do Iphan e da Prefeitura de São Miguel das Missões.
SERVIÇO
Mostra de Cinema das Missões 2024
Dias 15 e 16 de novembro, sexta e sábado
Em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul
Palestras e debates das 14h às 18h, no Tenondé Park Hotel (Rua São Miguel, 664)
Sessões de cinema das 19h às 20h, no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Rua São Luiz, s/n°)
A programação completa será anunciada em breve e os ingressos serão disponibilizados para retirada gratuita, no Sympla
Acompanhe as novidades no Instagram @mostracinemissoes
Programação de aquecimento Rumo às Missões
Dia 14 de outubro, terça-feira, às 19h: exibição do documentário 30 Povos (2020), seguida por debate entre o diretor do filme, Zeca Brito, e o historiador Charles Monteiro
Dia 22 de outubro, quarta-feira, às 19h: exibição do documentário Portuñol (2019), seguida por debate entre a diretora do filme, Thais Fernandes, e o professor Ricardo Barberena
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingressos gratuitos, já disponíveis no site www.institutoling.org.br
Fotos:
Iason e Darius Pippi
Fonte:
Jéssica Barcellos Comunica