Vulcano: comemorando 36 anos com novo Álbum

wp1024x768

Fotos: Facebook

Lenda viva do Metal Extremo, a banda Vulcano anunciou recentemente que lançará no início deste ano o seu novo álbum intitulado “XIV”. Referência para diversas bandas que surgiram dos anos 80’ para cá, o grupo que retornou às atividades no começo desse milênio, desde então já lançou cinco álbuns de estúdio, um Split e um Ao Vivo. Recentemente teve a sua história contada no excelente documentário “Os Portais do Inferno se Abrem: A História do Vulcano”.

O ex-baixista, atual guitarrista e membro fundador, Zhema Rodero, nos concedeu uma entrevista em que fala sobre o novo lançamento:

15203117_10157736986345431_4837658405214421005_n

Da esquerda para a direita: Gerson Fajardo; Zhema Rodero; Carlos Diaz; Luiz Carlos Louzada e Arthur Vonbarbarian.

 

Insanity Records: Como foram os processos de composição e gravação do novo álbum (XIV)?

Zhema: Esse álbum foi escrito no início de 2015 e em novembro daquele mesmo ano gravamos os “takes” de bateria. Porém, o álbum anterior ainda não era conhecido por todos e então resolvi segurar as gravações e fomos nos preocupar com a turnê de 2015. Quando voltamos da Europa em Junho, começamos a rearranjar essas músicas que as baterias já haviam sido gravadas e agora em dezembro terminamos tudo e colocamos na fábrica. Com relação ao processo de gravação em si, nós temos uma maneira de fazer isso já há algum tempo, criamos as músicas, fazemos os arranjos de bateria, gravamos os arranjos de base e cada um trabalha no seu arranjo pessoal dentro de um padrão já definido. Não ensaiamos todos juntos, fazemos isso lá no estúdio.

 

Insanity Records: O que levou a banda a optar pelo retorno da afinação padrão?

Zhema: O Vulcano sempre usou afinação “standart”. Ocorreu que o produtor nos últimos dois álbuns sugeriu que tentássemos o barítono e com isso modernizar um pouco o “som da banda”. Mas eu não gosto da sonoridade de guitarras em baixa afinação, eu erro todos os “bends” nesta afinação. Mesmo porque a guitarra acústica, violão em português, é um instrumento afinado “standart” a partir do Lá 440Hz, então é essa a proposta deste instrumento. Então deixa o alcance de escalas mais baixas para o contrabaixo.

Insanity Records:  Para Luiz Carlos Louzada, em relação ao vocal, foi confortável gravar com a afinação padrão, ao invés das afinações baixas utilizadas nos últimos discos?

Zhema: Sim, claro! Mesmo porque o estilo do Luiz não usa modulação do canto.

vulcanocapanew

Capa do novo álbum “XIV”

Insanity Records: Por onde passará a tour de lançamento? Há chances de shows no Rio Grande do Sul?

Zhema: O Vulcano esteve apenas uma vez no Rio Grande do Sul,  em Erechim. Esperamos em breve que algum promotor possa se interessar por nós. Sim, estamos fechando os primeiros contatos para o começo do ano aqui no Brasil e já temos as datas de início e fim da turnê estrangeira que desta vez será pela América Central

Insanity Records: A banda pretende gravar videoclipes para divulgar o álbum?

Zhema: Videoclipe é algo complicado no meu entender. É de um custo muito alto, chegando a beirar o valor da gravação de um álbum inteiro e a ideia tem que ser muito boa!

Insanity Records: Como tem sido a receptividade do público ao documentário “Os Portais do Inferno se Abrem: A História do Vulcano”, a banda percebe novos fãs chegando com o lançamento do documentário?

Zhema: Sim, eu tinha uma ideia mais ou menos do “poder da televisão”, mas agora posso afirmar que este veículo de mídia é muito poderoso. A partir do momento em que o documentário começou a ser transmitido pelo Music Box Brasil a banda ficou muito em evidência. Muitos sabiam que existia uma banda VULCANO, mas só isso, porém quando tomam ciência da história da Banda passam a procurar nossas músicas.

Insanity Records: Deixamos este espaço para a banda deixar um recado diretamente ao público:

Zhema: Como podem perceber por essas linhas, o VULCANO está colocando mais um álbum na sua carreira de quase 36 anos. Em final de janeiro já estará nas lojas, porém se quiserem ouvi-lo agora é só acessar nossa página no “Facebook”. Muitos de você não têm a idade que temos só de banda e é normal que estejam envolvidos com a cena atual do Metal, contudo se tiverem um tempo visite nossa página e conheça um pouco mais sobre nós!

“Metal is not fancy, Metal is a raging passion”

Grato a todos por doar um pouco de seu tempo lendo essas palavras.

Contatos:
Vulcano Site
Vulcano Official Facebook

Comente usando seu Facebook!

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*