Com a intenção de fortalecer o cenário musical autoral de Porto Alegre, acaba de ser criado o coletivo B.A.R (Bandas Autorais Reunidas). Idealizado pelo músico Marcelo Bacci, o projeto tem sua base no apoio mútuo entre bandas e pessoas ligadas a música, a fim de criar mais e melhores oportunidades para grupos autorais.
De acordo com Marcelo, a intenção é reunir o maior número de bandas possíveis, para pleitear com a Secretaria de Cultura projetos que incentivem donos de estabelecimentos, que contam com música ao vivo, a abrirem mais espaço para os trabalhos autorais.
Bandas interessadas devem preencher o formulário criado pelo projeto e entrar em contato através da página do B.A.R. Após os primeiros contatos, serão marcadas reuniões para expor pautas, reivindicações e sugestões para o crescimento do coletivo e, por consequência, das bandas envolvidas. “O B.A.R não tem fim político, nem foi criado para privilegiar uma banda em detrimento de outra. As bandas que se ajudarem permanecerão no projeto, já as que não se ajudarem serão retiradas do mesmo” – explica Marcelo.
Para Marcelo, Porto Alegre precisa seguir exemplos de outras capitais do país, onde através da união, bandas conseguem manter um cenário organizado e com oportunidades para todos. “As pessoas podem esperar do B.A.R muita atividade, no sentido de reunir bandas e pessoas interessadas para frequentar os eventos. Para que possamos crescer em grupo e que possamos compartilhar ideias, equipamentos e público. Assim todos saem ganhando e não apenas dois ou três como acontecem muito nos últimos anos” – finaliza Marcelo.
Contatos:
B.A.R (Bandas Autorais Reunidas) Página Oficial
Formulário para inscrição (MÚSICOS/BANDAS)
Formulário para inscrição (APOIADORES)