O maior expoente do cinema de terror e horror que o Brasil já teve, José Mojica Marins, foi agraciado com uma homenagem póstuma, logo após a 93ª edição do Oscar, realizada no dia 25 de abril. O ator, diretor e escritor, eternamente conhecido pelo personagem “Zé do Caixão”, foi incluído na sessão “In Memorian”, destinado a personalidades ligadas ao cinema que faleceram recentemente.
José Mojica Marins que faleceu dia 19 de fevereiro de 2020, aos 83 anos, vítima de uma broncopneumonia, aparece ao lado de homenageados como Chadwick Boseman (ator – Pantera Negra), David Prowse (ator – Star Wars), Barbara Shelley (ator – O Exorcista), Ennio Morricone (compositor), entre outros. A galeria de homenageados pode ser acessado clicando aqui.
Mojica é considerado o pai do terror nacional, influenciando praticamente todas as gerações de cineastas do gênero que sugiram após o lançamento de clássicos como “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, de 1964, e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver”, de 1967. Filmes onde iniciou a saga do personagem “Zé do Caixão”, o coveiro de uma cidadezinha do interior, marcado pelo sadismo e ceticismo. Somente em 2008, a história de Zé do Caixão chegaria ao fim no longa-metragem “Encarnação do Demônio”, que encerra a trilogia 44 anos depois.
Ao longo de sua trajetória o cineasta participou de mais de 60 produções, como ator ou diretor, incluindo gêneros como aventura, faroeste e pornochanchada. Além de ter apresentando os programas “Além, Muito Além do Além” (TV Bandeirantes, 1967/1968), “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” (TV Tupi 1968), “Um Show de Outro Mundo” (TV Record, 1981), o clássico “Cine Trash” (TV Bandeirantes, 1996/1997) e “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” (TV Canal Brasil, 2008-2013) . Teve sua história contada no livro “MALDITO! a vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão”, de André Barcinski e Ivan Finotti, lançado em 1998. A Darkside Books relançou a obra ampliada em 2016.
O livro inspirou a série “Zé Do Caixão”, exibida em seis episódios pelos canais Space e TNT, com Matheus Nachtergaele interpretando José Mojica Marins.