Um cenário musical é constituído basicamente por três pilares: Bandas, público e casas de shows que abrem espaço para que o movimento aconteça. Com a pandemia, muitas casas acabaram fechando suas portas, deixando ainda mais carente um cenário que já vem sofrendo há anos. Mas no meio dos problemas causados por essa pandemia (que apesar de mais controlada, ainda insiste em permanecer) existe um lugar onde a música ao vivo está mais forte do que nunca. Esse lugar é o Caveira Pub, localizado a 70 km de Porto Alegre, na cidade de Parobé. O local nasceu da persistência, trabalho duro e amor pela música de seu idealizador, Juliano Bueno.
Sempre pensando na evolução do espaço e no conforto do público e dos músicos que se apresentam no Caveira, Juliano está em trabalho constante para aperfeiçoar cada vez mais o seu amado Pub. Isso já vem trazendo frutos, com bandas e frequentadores de várias cidades de dentro e fora do estado, que já consideram o Caveira como um ponto de encontro fixo para tomar uma cerveja gelada, fazer amigos e assistir ótimos shows:
Juliano nos concedeu uma entrevista em que conta histórias sobre o Caveira Pub. Confira abaixo:
Insanity Records: Há quanto tempo o pub está na ativa?
Juliano Bueno: O Caveira Pub já existe há dois anos, mas está na ativa há um ano somente, devido a pandemia. A grande inauguração foi em fevereiro de 2020, com cinco bandas que entraram pra história do Pub. E em março 2020 veio à pandemia e fiquei um ano sem poder trabalhar, após investir tanto. Desde o retorno já temos muita história pra contar e recordar.
Insanity Records: Como surgiu a idéia de montar o Caveira Pub?
Juliano Bueno: A idéia do pub é meu sonho de moleque, pois sempre fui apaixonado por música. E a atmosfera da música ao vivo é algo incomparável. Então veio a idéia de abrir o Caveira Pub. O que significa Caveira Pub? Bom, Pub todos ou a maioria sabem que significa bar em inglês. E Caveira, pois significa igualdade entre todos. Seja rico ou pobre, ou qualquer gênero, raça, espiritualidade ou personalidade. Serão todos bem vindos ao Caveira Pub e tratados com muito carinho e respeito. O intuito maior sempre foi e será valorizar a cultura e o entretenimento, dando força à cena underground do Rock de todos os estilos.
Insanity Records: Tens ideia de quantas bandas já passaram pelo palco do bar?
Juliano Bueno: Somente no festival que fizemos em março deste ano, foram 14 bandas. Começando com músicos voz e violão e depois as bandas. Foi uma festa para comemorar os dois anos de existência e resistência do Pub. Com dois palcos de músicas ao vivo, das 16h até as 04h, sem parar, Mas ao todo já passaram mais de 50 bandas em um ano. Lembrando que os eventos no Caveira Pub são a cada quinze dias, formando dois eventos por mês
Insanity Records: Agora que a pandemia está mais controlada, quais são as maiores dificuldades de empreender neste negócio?
Juliano Bueno: No meu ponto de vista, as dificuldades são quase as mesmas de antes da pandemia. Alguns roqueiros dão mais valores aos seus vícios e confortos, e até mesmo se acomodam e não prestigiam a cena, deixam de fortalecer as bandas que tão fazendo seus trabalhos e o estabelecimento que luta para manter-se aberto. É difícil manter algo na cidade, tendo que enfrentar as burocracias do sistema e até certo preconceito devido ao gênero Rock/Metal. Mas o Caveira pub está recebendo mais visitantes de fora e cada vez mais elogios. Espero manter sempre a casa cheia, mas não depende só de mim, e sim de cada um de nós, principalmente da nossa cidade. Pois nossos filhos ou netos podem ser músicos ou roqueiros e como será se cada um não ajudar a engrenagem do cenário do rock?! Pensem, reflitam e façam a diferença com atitudes, não só com palavras.
Insanity Records: Como você, do outro lado do balcão, enxerga o cenário do rock/ metal na sua região?
Juliano Bueno: Eu, particularmente, vejo o cenário do rock muito defasado ou carente. “São muita estrelas para pouca constelação”. Cada um quer vender apenas o seu o próprio peixe. Ou seja, deveria de ter mais união dos roqueiros, menos rivalidades ou até mesmo menos panelinhas. O dia que alguns roqueiros abrirem a mente e pararem de serem tão chatos, a cena ira evoluir. Isso não acontece só na cena Metal, mas em todos os gêneros do rock. É preciso colocar em prática a evolução, não dá para ficar só ficar de mimimi. Curtir, seguir, se inscrever, divulgar a banda de seu amigo ou amiga não irá fazer cair nem um pedaço, ou não irá tirar muito do seu tempo. Cada um deve fazer isso e se possível prestigiar com presenças nos eventos. Não só no Caveira Pub mas em todos os estabelecimentos. Com um pouco de esforço e programação conseguimos fazer um cenário mais forte.
Caso contrário tudo viraria acústico. Nada contra o acústico, eu até curto, mas se cada headbanger arregar e ser egoísta só vai faltar ter Black Metal acústico. Enfim, não me interprete errado. Espero ter conseguido me expressar. Eu quero dizer que não devemos deixar decair a atmosfera da música pesada ao vivo, com tudo em cima, bateria, baixo, guitarra e vocal, pois, se isso acontece todos nós perderíamos.
Mas o cenário também está apresentando muitos aspectos positivos. Bandas se refazendo, volume de shows aumentando, rádios e divulgações crescendo no meio do rock. Além de vermos as pessoas voltando a sonhar com a música. Isso sim deve que deveria ser mais valorizado. Então vamos abraçar juntos, essa luta pelo underground!
Insanity Records: Tens alguma história divertida ou inusitada que já rolou no Caveira Pub?
Juliano Bueno: Olha, em todos os eventos rola alguma história divertida (risos). Pois as pessoas, tanto bandas quanto público, são amigos que vem e se divertem muito.
Uma história inusitada aconteceu quando uma pessoa de Caxias do Sul ligou avisando que estava a caminho do Caveira Pub, quase chegando para um evento. Acontece que o show que ele queria ver aconteceria somente na outra semana. Quando ele chegou falei pra ele ficar tranqüilo, que no próximo evento que ele viesse eu não ia cobrar entrada e ainda daria um brinde da casa para ele, pelo o ocorrido.
Insanity Records: O que é necessário para uma banda tocar no Caveira Pub?
Juliano Bueno: Bom, primeiramente ter uma banda de rock (risos). Brincadeiras a parte, baste ter interesse e “sangue nos olhos”, pois o Caveira Pub é um dos poucos pubs que se mantém fiel ao rock. Quando falo de rock me refiro ao variados estilos que vão do Pop Rock ao Metal Extremo.
Insanity Records: Quais são os planos para o futuro do Caveira Pub?
Juliano Bueno: Há muitos planos, alguns posso revelar, outros ainda são segredo. Por exemplo: Já mudei o palco duas vezes e vou mudar em breve para um palco maior, para as bandas se sentirem mais confortáveis.
Recentemente mudamos a copa para melhor atender os clientes e na própria copa temos venda de bonés, camisetas, baby looks, moletons, jaquetas, toucas, canecas e chaveiros personalizados do Caveira Pub. Além de filtros dos sonhos, pulseiras e tornozeleiras para venda e para brindes. A cada cinco presenças o cliente leva um filtro dos sonhos ou uma pulseira, e a cada dez presenças leva uma caneca ou um boné. E em breve teremos um estacionamento particular maior, para a melhor segurança de veículos das bandas e público.
E também mais festivais de músicas ao vivo sem parar, com dois palcos e uma hora para cada banda, com quatro, seis ou oito bandas.
Insanity Records: Em alguns eventos acontecem sorteios de brindes e tattoos, conte como funciona essa parceria com ou Estúdio Hardcore Tattoo?
Juliano Bueno: Em cada evento é sorteado um prêmio diferente, uma baby look, uma camiseta ou um boné do Caveira Pub. Então com isso veio a idéia também de sortear uma tatto. Aí lembrei do meu amigo de longa data, Alexandre Souza, com quem já fiz várias tattos, uma amizade verdadeira de décadas.
Então pensei em ajudar a divulgar o trabalho desses grandes profissionais, o Alexandre nas tattos e Sandra Souza nos piercings. E além do mais, eles curtem rock para caramba, inclusive já tiveram várias vezes prestigiando o Caveira Pub. O estúdio Hardcore Tatto também fica aqui em Taquara, então a gente sorteia a tatto ou piercing, além dos prêmios do Caveira, a pessoa sorteada marca um horário, vai e faz a tatto ou coloca o piercing. Tudo com o maior profissionalismo, qualidade e confiança, eu assino embaixo. Eles são profissionais e patrocinam esse apoio ao Caveira Pub, pois eles sempre têm clientes pelo belo trabalho que fazem há muitos anos.
Parabéns Hardcore Tatto, vocês são trues.
Insanity Records: Deixamos esse espaço para você deixar um recado para o público e amigos que frequentam ou querem conhecer o Caveira Pub:
Juliano Bueno: Primeiro eu quero agradecer de coração a cada um dos que frequentam o Caveira Pub, divulgam, seguem e compartilham os flyers dos eventos. Os que seguem nas redes sociais, também aos que agregam nos grupos do Caveira Pub e aos meus vizinhos que aceitam de boa a galera e os eventos e até mesmo frequentam o Pub.
Eu ajudo muito a comunidade através do Pub e com alguns meios consegui fazer com que colocassem postes novos de concreto nas ruas ao redor do pub, além de iluminação nova e arrumar as ruas. Então por isso Caveira Pub é entretenimento e cultura, mas também é lazer. O meu recado para vocês é não desistam de seus sonhos, mesmo que parecem impossíveis. Pois levei dez anos para fazer o Caveira Pub. Trabalhando praticamente de domingo a domingo, muitas vezes pegava às 7h até as 18h no trabalho com pinturas, e após ia até 20h, 21h, de segunda a quinta-feira. Pois sexta eu não aguentava mais e tinha que trabalhar no sábado. Sem contar os muitos fins de ano, enquanto todo mundo estava na praia eu olhava a cidade deserta (pois o Caveira Pub tem uma vista incrível). O que mais chama a atenção do pessoal que vem de fora de todas as cidades do estado, e também já tivemos público de São Paulo duas vezes, é que o pub se localiza no meio da natureza, longe de vizinhos, e um clima super agradável, longe da poluição da cidade.
Na vida é assim, temos que ter coragem e fazer sacrifícios para chegar aos objetivos e sonhos. E mesmo que com o tempo a gente esteja com uma vida mais estável, não devemos deixar de sermos humildes e transparentes e ter respeito um com outro. Já trabalhei 36 horas sem parar para fazer um palco para as bandas se sentirem mais a vontade. Não revelo isso aqui para me fazer de coitado ou alguém ter pena, mas para servir de incentivo e exemplo a vocês que estão lendo esse texto, talvez desmotivados nas suas vidas. Eu digo lutem e não desistam! Isso é um pouco da minha história e do Caveira Pub . E na humildade me despeço pedindo quem quer ver o Pub continuar progredindo e quiser deixar uma moeda, nós todos da cena do Rock agradecemos. Nosso pix é 51998720026 (Juliano Pereira Bueno – Nubank).
Obrigado a todos de coração! Vocês que estão apoiando e tornando o Caveira Pub um alicerce mais firme e fiel ao Rock. Nós estamos buscando evoluir sempre para também gerar mais empregos no futuro. Forte abraço as nações headbangers, sejam todos sempre bem vindos. Viva o underground!!!
Imagens:
Arquivo Caveira Pub
Contatos:
Caveira Pub Página Oficial
Caveira Pub Instagram Oficial