Livro é caro? Em meio a muitas discussões atuais sobre o preço dos livros, que envolveu recentemente alguns dos maiores influenciadores do Brasil, a editora Belas Letras está lançando um novo slogan e ao mesmo tempo uma campanha para mostrar o valor intangível do livro, que vai muito além do papel onde ele é impresso. O slogan? “Respeita o livro”.
“Antes de um livro chegar nas mãos dos leitores ele passa por um longo processo, são dezenas de profissionais que se envolvem com a produção de um livro e meses de trabalho e, em alguns casos, anos. E queremos com esse slogan valorizar ainda mais o nosso produto e todo o trabalho que existe nos bastidores para que ele chegue nas mãos dos leitores”, comenta Jociele Muller, gerente de marketing da editora.
“Essa campanha também é uma forma de dizer como nós, como empresa, respeitamos o livro como um produto que deve receber um tratamento impecável, tanto no sentido de ter os melhores profissionais trabalhando nele como ter boas matérias-primas, edições especiais para surpreender leitores exigentes. É quase um trabalho artesanal”, explica o CEO da editora, Gustavo Guertler.
Em média, é necessário no mínimo um ano de trabalho desde o recebimento de um original na editora até sua chegada nas livrarias. Isso porque o livro passa por diversas etapas em sua concepção que não são visíveis para o leitor, como tradução, preparação, revisão, edição, impressão e acabamento, só para citar as mais conhecidas. O papel, em si, que é o que o leitor enxerga pronto, é apenas a materialização do trabalho de uma cadeia inteira de profissionais.
Vídeo da produção de um livro:
Fonte:
Belas Letras