Formada em 1982, o Astaroth é considerada umas bandas de Heavy Metal pioneiras no Brasil. Além de ser a primeira gaúcha, do estilo, a lançar um álbum de estúdio, chamado “Na Luz da Conquista”, em 1986. Porém sua vida foi breve, encerrando suas atividades dois anos mais tarde. Seu disco foi relançado em CD, em 2010, com duas músicas inéditas. Mas ainda existiram outras músicas do grupo, que até hoje não haviam sido lançadas oficialmente. Agora, o projeto ATAVKA, resgata três faixas do icônico grupo para a coletânea “Rock Soldiers 33”.
O ATAVKA reúne quatro grandes músicos do cenário metálico gaúcho: Joe F. Louder (voz – Epitaph), Marco Di Martino (baixo – Spartacus) Luciano Reis (guitarra – Volúpia) e Roberto Arbo (bateria – Astaroth). As músicas que o grupo gravou para a coletânea são: “Muralhas do Nada”, “Caos” e “Anjos Negros”.
A tradicional coletânea “Rock Soldiers”, está na ativa no formato físico (CD) desde 1998. O projeto capitaneado pelo músico e produtor executivo, Marivan Ugoski, encerrou 2023 com o lançamento de sua 33ª edição. Além do ATAVKA, o álbum ainda traz a participação especial da clássica Azul Limão e mais 17 bandas.
Em seu facebook, o baixista Marco Di Martino comentou: “Resgatando três entre diversas canções perdidas na memória de ensaios da banda Astaroth nos anos 80 e inéditas fotograficamente, apresentamos nossa interpretação como homenagem à banda de heavy metal mais importante do RS na comentada década. A nosso projeto de resgate demos o nome de ATAVKA.
Imagens:
Divulgação
Sou músico hj devido a esses caras! Fui aluno de baixo do Eduardo Junqueira.