Com o intuito de fomentar o cenário independente da região, o tradicional festival realizado pelo estúdio Hurricane expande seu alcance e será realizado pela primeira vez fora de Porto Alegre. A cidade de Gravataí foi escolhida para receber o evento, que acontecerá no dia 06 de abril, a partir de 20h, na Arena Plur & Music (Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 7801). Ao todo serão cinco bandas, além de artistas disponíveis para fazer tattoos, body piercings e expositores. Os ingressos custam R$20,00.
Com produção do Estúdio Hurricane e da Produtora Savanis, o festival apresenta as bandas Entre Corvos & Cardeais, Desperto do Silêncio, Sistema de Mentiras, Black Cape e Golpe.
ENTRE CORVOS & CARDEAIS
Formada a um ano e meio, a E.C.&.C apresenta seu som calcado no Post Hardcore, com influências de Alexisonfire, Deftones e Gojira. O quinteto composto por William Carvalho, Vinicius Fernandes, Elton Knewitz, Rhuan Barkfeld e Michael Rodrigues; prometem entregar um grande show para o público presente.
“Estamos bem empolgados para esse evento, focados e com total empenho em entregar um show enérgico. Eventos assim são cruciais pra bandas independentes! São portas poderosas pra poder demonstrar nosso trabalho como artistas. Quanto mais pudermos alcançar público e, assim, fazer as pessoas se sentirem conectadas com nosso som, melhor. Então, sim, eventos assim são necessários demais”.
DESPERTO DO SILÊNCIO
A Desperto considera o ano de 2021 como marco inicial de sua trajetória. Formada por Gustavo Adornes (vocal), Carlos “Pirata” Neto (guitarra), Paulo Pereira (guitarra), Matheus Souza (baixo) e Rodrigo Stivanin (bateria), a banda classifica sua música como metal contemporâneo, utilizando elementos do Thrash, Crossover, Nu Metal e Metalcore. Entre suas influências estão System of a Down, Rise of the Northstar, Carcass, Sepultura, Hatebreed, Arch Enemy, Lamb of God e Project46. Em maio de ano passado o grupo lançou seu primeiro trabalho, o EP “Esquema / Sistema”, muito bem recebido pelo público.
Sobre a expectativa para o festival, a banda diz: “Está lá no alto! Já fizemos alguns shows em Gravataí e sabemos que o público é bem participativo e curte muito a cena. Estamos com saudade de subir no palco da arena. Vamos pra cima, pra tentar incendiar a coisa (num bom sentido, claro). Além disso, é sempre gratificante no mesmo lineup de tantas bandas de qualidade. Começamos recentemente a tocar por aí e, apesar de já termos tido conquistas que valorizamos demais, estamos aprendendo muito ainda. Logo, estar ao lado dessa galera talentosa sempre é agregador. Obviamente curtimos muito tocar em Porto Alegre e achamos muito importante estar ali presente. Porém, tocar na região metropolitana é se aproximar de um público que, muitas vezes, não consegue ir nos eventos na capital. Notamos que há uma demanda e um movimento forte nesse sentido e ficamos felizes de ver isso. No fim, notamos que a galera compra a ideia e comparece, o que acaba só por validar tudo”.
SISTEMA DE MENTIRAS – S.D.M
Com 20 anos de estrada e transitando entre o Harcore, Thrash e Heavy Metal, a S.D.M incorpora em sua música a revolta e a luta contra a corrupção, racismo, feminicídio, machismo, homofobia, xenofobia, desigualdade Social e todo tipo de preconceito e exploração dos menos favorecidos. O quarteto formado por Alexandre Nardes (vocal), Max Beck (bateria), Marcelo Schelle (guitarra) e Édila Spiering (vocal e baixo) já lançou o EP “Utopia”, em 2008, o álbum “…Da Culpa”, em 2012 e a coletânea “Quebra Cabeças”.
A banda destaca a importância de eventos como este acontecer em outras cidades, além da capital: “Acreditamos que a ideia seja buscar públicos diferentes, divulgando o trampo e corre de cada um, abrindo cada vez mais portas e oportunidades para as bandas. Uma corrente de apoio mútuo. Estamos na torcida para que o festival dê muito certo, e assim siga também nos próximos anos”.
BLACK CAPE
Formada por Joplin Ávila na bateria, Dennis Reba no baixo, Marcelo Schelle na guitarra e Dieimes Pugens nos vocais, a banda Black Cape possui seis anos de atividades, sendo os quatro primeiros (antes da entrada de Dieimes) focada na música instrumental. Mesclando seu som entre o Thrash Metal e o hardcore, possui influências de grupos como Havok e Municipal Waste. Em 2022 lançou pela From Hell Records, o EP “Axioma”. Seu novo single, “Capa Preta” será lançado no dia do festival.
“Nossa expectativa está lá em cima! Por tocar num evento de renome no Underground gaúcho, organizado pelo Produtor Sebastian Carsin. Muito felizes por fazer parte dessa história e poder apresentar nosso som para um público tão especial. Geralmente o público sai da região metropolitana para ir na capital, onde se localiza as casas de shows mais famosas para tocar Metal. Então consideramos extremamente importante essa descentralização para que cada vez mais os núcleos underground fiquem fortalecidos em suas respectivas regiões”.
GOLPE
Formada em 2016, a banda Golpe conta com Sérgio Lago Filho (voz e guitarra), Natan Zucatti (guitarra), Alisson Coimbra (bateria) e Rafael “Moita” (baixo). O grupo apresenta seu som focado no Thrash e Grove Metal, com influências de Gojira, Black Sabbath e Sepultura. Em novembro de 2023, lançaram o álbum “Poder e Corrupção”, com produção de Sebastian Carsin. O disco apresenta oito faixas cantadas em português, com temáticas fortes e realistas.
“Nossa expectativa é a melhor possível! Pensando em proporcionar uma grande festa para os apoiadores da cena local e também curtir com amigos de longa data e fazer novos amigos para sempre fortalecer a nossa cena. É importante levar o som para fora da capital, e mostrar que a cena não é só num local, e sim, a cena deve ser forte em todas as cidades. Galera de Gravataí sempre abraça muito e é uma galera que temos um carinho gigante, pois sempre nos apoiaram! Esperamos entregar o que eles merecem: o melhor”.
Além das bandas, o Hurricane Fest também contará com os tatuadores Vitinn Tattoo (@ink.vitinn) e Kathy (@uni_bacon.ink), a body piercer Lari Piercer (@lari.piercer) e expositores da Black Cat Canecas (@blackcatcanecas) e Headshop e Tabacaria RES (@res.headshop).
SERVIÇO:
Hurricane Fest Edição Região Metropolitana
Horário: A partir das 20h
Bandas: Entre Corvos & Cardeais, Desperto do Silêncio, Sistema de Mentiras, Black Cape e Golpe