A lendária banda de Hard Rock, Deep Purple, acaba de lançar o videoclipe oficial para sua nova música “Portable Door”. É a primeira faixa a contar com Simon McBride, guitarrista que entrou no grupo em 2022, no lugar de Steve Morse. O clipe tem a direção de Leo Feimer e produção da agência Mutter & Vater.
O novo single fará parte do novo álbum “=1”, com previsão de lançamento para 19 de julho, via earMUSIC. O álbum repete a parceria com o renomado produtor Bob Ezrin, e sucede o disco de covers, “Turning to Crime” , de 2021.
Confira o vídeo de “Portable Door”:
Sobre o novo trabalho, Simon destaca: “O novo álbum refletirá o que nós cinco criamos na sala de ensaio. Muitas das músicas, como ‘Portable Door’, foram escritas nas primeiras sessões e literalmente surgiram em 5 ou 10 minutos. Foi tudo tão fácil e natural.”
Ian Gillian completa: “Ao longo da história do Deep Purple, nossas melhores músicas sempre foram aquelas que foram escritas em pouco tempo. Tocamos o que parecia bom e desenvolvemos músicas como sempre fizemos.”
Em suporte ao novo disco, o Deep Purple planeja a tour ‘=1 MORE TIME’, que deve percorrer o mundo, com passagem confirmada para o Brasil, em setembro (Rock In Rio). Até o momento são mais de 60 datas agendadas. A banda esteve recentemente no país, na edição brasileira do festival Monsters of Rock do ano passado.
Com mais de 50 anos de carreira, o Deep Purple é considerado um do grandes nomes da história do Rock. Faz parte da santíssima trindade do Rock Pesado, ao lado do Led Zeppelin e do Black Sabbath. Com discos clássicos como “In Rock” (1970), “Machine Head” (1972), “Burn” (1974) e “Perfect Strangers” (1984), venderam mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. Sua formação considerada clássica contava com Ian Gillan (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Paice (bateria), Roger Glover (baixo) e John Lord (teclados).
Outros grandes músicos também fizeram parte da história da banda: David Coverdale (vocais) e Glenn Hughes (baixo e backing vocals) de 1973 até 1976, Tommy Bolin (guitarra), de 1975 até 1976, Joe Lynn Turner (vocal) de 1989 até 1992, e Steve Morse (guitarra) de 1994 até 2022.
Atualmente a banda conta com três membros da formação clássica Gillan, Paice e Glover, acompanhados pelo tecladista Don Airey ( desde 2002) e o guitarrista Simon McBride (desde 2022).
Foto:
Divulgação