Após dois EPs muito bem recebidos por público e crítica, uma das melhores bandas do Hard N Heavy nacional, a Sin Avenue, acaba de lançar o seu primeiro álbum completo. “I’m a Stranger in my Homeland” conta com nove faixas, em um pouco mais de 35 minutos, em que o power trio CJ “Rebel Son” (voz e guitarra), Markês Bianchi (baixo) e Julio Sasquatt (bateria) mostram que não estão para brincadeira.
Apresentando um trabalho forte, cheio de vitalidade e totalmente autoral, a banda segue demonstrando evolução constante em seu processo criativo, sem perder a essência, mas livres de rótulos ou qualquer medo de se reinventar.
Confira o álbum:
Em meio ao lançamento nas plataformas digitais e os preparativos finais para o formato físico, os músicos CJ e Marquês gentilmente separam um tempo para responder as perguntas abaixo:
Insanity Records: Quanto tempo durou a gravação?
CJ Rebel Son: Foi um processo bem longo, pois durante um ano inteiro passamos apenas fazendo shows, muitos no interior do estado do RS e alguns em Porto Alegre. Tivemos um hiato por conta da enchente que influenciou negativamente para esse atraso, mas acredito que tudo levou em torno de dois anos, já que paramos de gravar para tocar ao vivo. Sabe não dá para ensaiar o tempo todo dois repertórios diferentes, pois é mentalmente desgastante, então quando retornamos às gravações, focamos apenas em gravar o material novo. Sem shows, nem ensaios, nos envolvemos apenas no processo de gravação e produção.
Insanity Records: Onde foi gravado e quem produziu?
Markês Bianchi: A gravação ocorreu no Estúdio Cobaia com o produtor, amigo e companheiro Eduardo Nichele.
CJ Rebel Son: O Eduardo também contribui como músico, tocando teclados em algumas faixas e backing vocals. Além do também produtor e músico Luíz Neitzke com teclados adicionais na balada “It isn’t too late”.
Insanity Records: Quem é o responsável pela foto e arte da capa?
Markês Bianchi: Julio Sasquatt, fez as fotos com a ajuda de uma querida moça à qual foi a responsável por nos recepcionar e nos atender durante a sessão de fotos no Palácio Piratini, Fernanda Braga, uma moça extremamente compenetrada e gentil não mediu esforços para que nos sentíssemos muito à vontade, inclusive, ela própria filmou alguns vídeos aos quais fizemos o “Making of” desta sessão de fotos.
CJ Rebel Son: A arte de capa gráfica do álbum foi feita de forma colaborativa por mim e o Markês. Após dias de argumentações sobre o processo criativo, finalmente chegamos a um consenso e acredito que ficou tudo muito lindo e original, por conta da locação e por se tratar de uma foto com a banda. Acho que a arte de capa comunica bem o título do álbum, “I’m a Stranger in my Homeland” (Eu sou um estranho em minha terra natal). Fizemos a foto em um clássico cartão postal da cidade com a Catedral Metropolitana ao fundo, mas em um ângulo desconhecido pela maioria da população de Porto Alegre. Foi um dia histórico em nossas vidas, nos sentimos muito felizes e honrados. Nessa mesma noite a Fernanda Braga se tornou nossa seguidora no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Insanity Records: Como foi para vocês o processo de gravação?
Markẽs Bianchi: Apesar de algumas partes serem fáceis, outras foram difíceis, queríamos algum bom, perfeito então fizemos muitas vezes até o encontrar o ponto certo.
CJ Rebel Son: o processo fluiu muito bem, pois já havíamos feito uma longa pré-produção com muitas horas de gravação de ensaios em vídeo e áudio, já sabíamos muito bem qual a estética sonora gostaríamos de trazer à nossa música. As baterias foram gravadas em apenas uma sessão pelo grande Julio Sasquatt, (quanto profissionalismo, que músico excelente!!!) Trabalhamos com muitas referências em termos de timbres, não só nos instrumentos em geral como em minha própria voz, foi um longo processo de pré-produção e muitas argumentações. Além disso, tivemos a honra e o privilégio de contarmos com trabalho de reamp de guitarra do grande músico e produtor Renato Osório (Atomic Elephant) que se dedicou ao máximo para que chegássemos ao som desejado.
Insanity Records: Todas as músicas já estavam compostas ou algumas delas foram escritas em meio ao processo de gravação?
CJ Rebel Son: Chegamos com quase tudo pronto, já que durante o processo, por mais que se tenha feito uma boa pré-produção, algumas ideias vão sendo descartadas por não se mostrarem funcionais na hora de gravar, então linhas de baixo vão sendo alteradas, bem como as baterias, solos que são revistos e melhorados e, claro, as guitarras adicionais geralmente são compostas durante o processo de gravação. Já que se trata de partes harmonizadas, bem como harmonizações melódicas e os backing vocals. Tivemos ainda instrumentos de sopro como em “The Magic of Love” e claro os efeitos eletrônicos em “Freedom” e outros efeitos sonoros como em “Inner Voice” , ainda posso citar a introdução dessa música na qual coloquei minha inspiração do vilão clássico e flamenco.
Insanity Records: Vai ser em formato físico certo? Será por algum selo parceiro?
CJ Rebel Son: Sim, sairá em formato físico, é um sonho ao qual estamos realizando e como muita honra, orgulho e alegria que estamos anunciando aqui na Insanity Records, em primeira mão que o álbum será lançado pela TRUE METAL RECORDS em 2025 em parceria com o Godfather do metal gaúcho Flávio Soares, da clássica banda Leviaethan.
Insanity Records: Como se deu a escolha por ter uma música (Acredite em Você) em português?
Markês Bianchi: Quando o Julio entrou na Sin Avenue ele fez esse pedido, uma música em português, o CJ se prontificou e fez a excelente “Acredite em Você”, discutimos sobre isso, mas valeu a pena!
CJ Rebel Son: O Julio Sasquatt queria muito que nos comunicássemos como o público em geral, então essa aproximação com as pessoas era muito importante para ele, sendo assim, tratei de abordar um tema no qual as pessoas refletissem sobre o protagonismo em suas vidas, algo que deveria ser intransferível. O resultado tem me surpreendido, pois eu não apostava nessa música, nem de longe, mas tenho recebido ótimos comentários a respeito dessa composição, acho que é finalmente um bom momento para o rock pesado cantado em português, essa música já é uma das mais tocadas e comentadas nas nossas plataformas, graças á grande ideia do Julio Sasquatt. Nosso produtor, Eduardo Nichele, afirmava: “Essa deve ser a aposta, essa música é destaque e diferencia vocês dentro da cena do rock pesado, essa conversa diretamente com as pessoas, tem muito a dizer”.
Insanity Records: Da mesma forma, como vocês escolheram “You Are Not The Only One I’ver Had” para ganhar essa nova versão semi acústica? Já era uma versão que vocês tinham no repertório ou foi pensada para o disco?
CJ Rebel Son: Bem, essa realmente saiu na hora, pois estávamos conversando sobre a necessidade e incluir mais músicas no álbum, pensamos até em adicionar as músicas o EP Against All Odds como bônus track, mas descartamos, foi então que sugeri: bem e se fizéssemos uma versão acústica para You are not the only one I’ve Ever had? O Julio então com sua frase que lhe é peculiar disse: Man, vamos fazer, mas agora! Então adentrei ao estúdio, peguei um velho violão de nylon, que inclusive é o que está no início da música e gravei, mas tinha que ter uma aura Stoniana e acho que conseguimos um excelente resultado, ela tem uma vibração de The Rolling Stones Rock and Roll Circus.
Insanity Records: Qual é o sentimento da banda em relação ao lançamento desse trabalho?
Markês Bianchi: CJ e eu trabalhamos muito para que este trabalho fosse realizado, todos sabemos que não é algo fácil, envolve dinheiro, tempo e estudo… Tivemos pandemia, enchentes, problemas familiares, enfim, algumas adversidades da vida cotidiana. Mas a Sin Avenue foi em frente, nos sentimos gratos por chegarmos onde chegamos e termos um trabalho à altura daquilo que iniciamos, e que esperamos ser só o início de algo grandioso.
CJ Rebel Son: É a realização de um sonho de lançar o primeiro álbum oficial de forma física. O sentimento é de alegria e orgulho, representa muito do que somos como pessoas, marca uma época vitoriosa da banda, fizemos muitos amigos na estrada durante os shows, fortalecemos muitos laços e claro, houve algumas rupturas que nos desafiam sempre a dar os próximos passos. Esse álbum afirma a relevância da nossa música a qual queremos compartilhar com as pessoas, especialmente às pessoas que amamos, espero que o álbum toque o coração das pessoas e que nos traga muita alegria e realização, já somos vitoriosos por conseguirmos lançar esse trabalho e pelas parcerias que temos firmado, aos novos amigos que temos feito, especialmente com os grandes músicos da nossa história, Julio Sasquatt, Flávio Soares, Marcelo Tchê e Edu-K , que fez o nosso logotipo e também às novas bandas e artistas que surgiram e nos dão a honra da parceria nos shows. O Julio Sasquatt tem muito orgulho desse álbum!
Insanity Records: Alguma das faixas pode ganhar um videoclipe nas próximas semanas?
CJ Rebel Son: Sim, talvez “Acredite em Você”, It Isn’t Too Late” ou “Inner Voice”. O Julio sempre tem planos para os videoclipes, é extremamente talentoso e sua visão e interpretação são sempre certeiras!
Insanity Records: E quanto ao show de lançamento, já temos uma data?
CJ Rebel Son: Ainda não, pois o processo de lançamento de um álbum físico demanda tempo, tem todas as questões legais que antecedem o lançamento, mas já estamos com tudo acertado, então no próximo ano estaremos, com toda certeza, muito ativos, nos veremos bastante por aí!
Insanity Records: Gostaria de deixar um recado para o público que acompanha a Sin Avenue:
CJ Rebel Son: Muito obrigado Insanity Records por mais essa oportunidade, aos nossos queridos amigos e a quem nos prestigia de toda a forma, só temos a lhes agradecer. Um abraço e boas festas de fim de ano, que os novos tempos tragam a todos nós a alegria de viver, saúde e nos possibilite a realização de nossos sonhos!
Fotos:
Julio Sasquatt
Contatos:
Sin Avenue Oficial