Localizado na zona norte de Porto Alegre, o Estúdio Hurricane pode ser considerado um dos polos culturais da cidade. Além de salas de ensaio e gravação, o estabelecimento gerenciado por Sebastian Carsin também funciona como ponto de encontro para artistas de diversos estilos, local para ensaios fotográficos e gravação de videoclipes.
Mas o nome Hurricane não fica preso em um endereço, o estúdio também produz o Hurricane Festival, com cada edição focando em um estilo específico, como Hardcore, Heavy Metal e Hard Rock.
Tudo sob o comando do músico multi-instrumentista, produtor musical, técnico de som, produtor cultural e videomaker, Sebastian Carsin. Nascido no Uruguai, “Seba” trouxe o estúdio Hurricane para o Brasil, em 2002, com a dissolução da sua banda, Ossuary. Foi neste período em que o músico buscou especialização na produção musical, se formando como técnico de som e produtor pelo Instituto REC, de Ohio (E.U.A).
Desde então, centenas de bandas já gravaram seus álbuns, EPs ou singles com Sebastian. Desde a clássica do Rock Gaúcho, Acústicos e Valvulados, até um dos pilares do Death Metal Nacional, Horror Chamber, da lendária banda Hard Glam Rock, Savannah, até ao Punk Rock / Hardcore independente da Chute no Rim.
Já o Hurricane Festival é um projeto que teve inicio em 2006, após uma tragédia. O estúdio Hurricane, na época com sede na Avenida Pernambuco, sofreu um incêndio que começou a partir de um curto circuito na sala de ensaio. Esse fato quase foi fatal para o estúdio, que se reergueu com o apoio dos amigos e a força de vontade de seu proprietário. O primeiro festival foi organizado para arrecadar fundos que foram convertidos para e reforma do Hurricane, com apoio total dos organizadores, bandas participantes e público presente. Desde então, Sebastian produz o festival como forma de dar oportunidade para bandas independentes realizarem shows com aparelhos e qualidade técnica profissional.
Quem já gravou com Sebastian, principalmente se tratando de bandas novas e sem experiência em estúdio, sabe da importância de contar com um produtor que entende a absorve as referências que cada artista traz para sua música. Além de deixar o músico à vontade em um momento delicado (como é a gravação de cada instrumento) também dá dicas e auxilia nos arranjos que podem elevar a música para outro patamar.
É esse modelo, que alia excelentes instrumentos, amplificadores, periféricos e programas de gravação, com capacidade técnica e ambiente agradável, que transformou o estúdio Hurricane em referência para gravações, mixagem e masterização de bandas e artistas de todas as vertentes do Pop, Reggae, Rock e Metal, no Brasil e na América Latina.
Foto:
Tuka Porto
Contatos:
Estúdio Hurricane Oficial
Sebastian Carsin