Criada de forma independente em maio de 2022, com a promessa de integrar profissionais da cadeia, e, também, de abrir espaço para novos talentos, ampliando o acesso do público a essa poderosa e completa forma de arte, a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) chega a 2025 com uma grande missão. Em uma parceria com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) –, a CORS estreia Turandot, a última ópera do compositor italiano Giacomo Puccini, especialmente para a inauguração do novo teatro italiano do Multipalco Eva Sopher. As apresentações ocorrem nos dias 29, 30 e 31 de março; sábado e segunda às 20h, e domingo às 18h.
Com concepção e direção cênica de Flávio Leite, o espetáculo terá regência do maestro argentino Carlos Vieu frente à OSPA, que tem Manfredo Schmiedt como diretor artístico. Com cenários grandiosos, figurinos e caracterizações impactantes em uma imensa operação de produção, Turandot também reunirá o maior número de profissionais no novo palco: orquestra de 60 músicos, a estreia do coro lírico de 45 vozes, onze solistas, regente, diretor cênico, assistentes, maestros preparadores, montadores de orquestra, atores, bailarinos, coreógrafos, cenógrafos, cenotécnicos, técnicos de palco, iluminadores, visagistas, camareiros, legendistas, figurinistas, costureiros, aderecistas, acervistas, equipe de comunicação, designers, produtores e outras dezenas de trabalhadores, totalizando quase 200 pessoas na equipe. A ópera é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.
Para a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, “a escolha de apresentar a relevante ópera Turandot, com uma grande montagem, simboliza de forma muito pertinente essa nova era que se inicia com a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto e com a entrega definitiva do Multipalco. A Sedac, por meio da OSPA e em parceria com a CORS, está dando a largada para um espaço cultural situado em um complexo cultural que vai gerar diversos impactos positivos para a sociedade e deixar um legado histórico inquestionável para a cultura do Estado e do país”.
“Com sua grandiosidade visual e sonora derivada da história situada originalmente na China Imperial, e que ao mesmo tempo assemelha-se à uma fábula fantástica, a megaprodução de Turandot utilizará toda a nova estrutura do Multipalco e, principalmente, do novo teatro italiano com seu fosso de orquestra e estrutura acústica para grandes produções de ópera, musicais e ballet. Estaremos fazendo história. É uma grande honra!”, destaca Leite.
“A ópera sempre esteve presente nas temporadas artísticas da OSPA, por isso é uma alegria imensa ver essa forma de arte ganhar um novo espaço tão necessário em Porto Alegre. Esperamos que Turandot seja a primeira de muitas produções neste novo teatro. Mal podemos esperar para emocionar o público com as melodias de Puccini, em especial a belíssima ária Nessun dorma“, diz Manfredo.
Ópera em três atos
Turandot é uma ópera que se passa na China, escrita por um compositor italiano, que, entre suas fontes, teve um dramaturgo alemão que narra a história da princesa chinesa que, em memória de uma de suas ancestrais, morta por um estrangeiro, coloca três enigmas a todos os pretendentes de fora que a procuram para se casar. Incapazes de resolvê-los, eles são decapitados – até que um deles, Calaf, é bem-sucedido. Ele, então, inverte o jogo – se ela descobrir o nome dele, estará liberada do compromisso; e ele perderá a vida.
Traumatizados pela vida, Turandot e Calaf têm de enfrentar e vencer enigmas para viver o amor. Ela se entrega não ao dominador, mas ao amor. Ele conta o segredo de seu nome e coloca sua vida nas mãos dela. O centro nervoso da ópera é esse enigma de amadurecimento e do encontro da paz interior que leva ao amor livre de barreiras.
Uma das óperas mais importantes de toda a história do gênero, Turandot foi a última ópera de Puccini que faleceu antes de terminá-la. Missão esta que coube ao seu aluno Franco Alfano. Além de árias aclamadas como a mundialmente famosa Nessun dorma, cantada pelo tenor, são os grandes números corais e importância da orquestra que impactam pela sonoridade pujante e pela presença de um grande número de artistas em cena.
A montagem baseia-se sobre três alicerces: o mundo fantástico da fábula oriental antiga, a relação dos traumas familiares generacionais e a redenção e vitória através da liberação dos caminhos do amor.
Discípulo de Guillermo Scarabino, o maestro argentino Carlos Vieu estreou como diretor de ópera em 1992, destacando-se por seu trabalho nas temporadas do Teatro Colón, do Teatro Argentino de La Plata e com Buenos Aires Lírica. Liderou as principais orquestras da América do Sul e grupos internacionais de prestígio. Desde 2002 é regente convidado permanente da Orquestra Sinfônica Nacional Argentina e, em 2008, foi nomeado Chefe da Orquestra Estável do Teatro Colón. Desde 2014 é regente convidado da Silicon Valley Symphony (EUA).
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção cênica: Flávio Leite
Direção musical e regência: Carlos Vieu
Regência do Coro Lírico da CORS: Sérgio Sisto
Coreografia: Carlota Albuquerque
Cenários: Yara Balboni
Figurinos: Daniel Lion
Iluminação e videografia: Ricardo Vivian
Turandot: Eiko Senda e Marly Montoni
Calaf: Enrique Bravo e Giovanni Marquezelli
Liù: Gabriella Pace e Rosimari Oliveira
Timur: Daniel Germano
Ping: Homero Velho
Pang: Felipe Bertol
Pong: Matias Herrera
Imperatore: Adolfo Amaral
Mandarino: Roberto Moreira
SERVIÇO
Turandot – ópera em 3 atos de Giacomo Puccini
Quando: 29 a 31 de março | Sábado a segunda
Sábado e segunda, às 20h, e domingo às 18h
Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico)
Ingressos
Cadeira Extra: R$ 180,00 | Plateia Baixa: R$ 180,00 | Plateia Alta: R$ 160,00 | Balcões Inferiores: R$ 140,00 | Balcões Superiores: R$ 100,00 | Galeria: R$ 80,00
Ingressos para 29 de março: https://theatrosaopedro.rs.gov.br/turandot
Ingressos para 30 de março: https://theatrosaopedro.rs.gov.br/turandot-inauguracao-teatro-simoes-lopes-neto
Ingressos para 31 de março: https://theatrosaopedro.rs.gov.br/turandot-inauguracao-teatro-simoes-lopes-neto-67b382e160eef
Restam assentos apenas para pessoas obesas, cadeirantes e acompanhantes
Foto:
Vitória Proença
Fonte:
Roberta Amaral