Iniciativa que promove encontros entre artistas de diferentes estilos, linguagens e regiões em experiências únicas de troca, o Frequências Sonoras inicia sua terceira temporada neste sábado, dia 12 de abril, às 19h, no Instituto Ling. O projeto contará com uma apresentação inédita com duas mulheres de diferentes gerações: a cantora e compositora carioca Alaíde Costa, reconhecida pela força da sua voz, e a artista visual gaúcha Mitti Mendonça, que tem na costura e no bordado sua principal expressão.
O show, que destaca a ancestralidade e a manualidade na criação artística, ainda contará com a participação do pianista paulista Giba Estebez. A apresentação é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site www.institutoling.org.br a partir das 11h desta quinta-feira, dia 10 de abril.
Com curadoria e produção de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira, o projeto ainda contará com outras três edições neste ano, que serão divulgadas em breve. A cada encontro, serão explorados trabalhos que dialogam por meio de temáticas semelhantes, mas em contextos e trajetórias distintas. A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, produção da OCorre Lab e apoio do Intercity Cidade Baixa e do Press Gastronomia.
Sobre os artistas participantes da primeira edição de 2025
Alaíde Costa divide sua carreira entre Rio e São Paulo, quase sempre interpretando composições da bossa nova. Com voz suave, segura e de grande domínio técnico, consagra canções e constrói um repertório de respeito. Pode ser considerada uma estilista da música popular brasileira, definidora de uma maneira de cantar. Foi uma das figuras fundamentais na criação da bossa nova, apesar de ter sido esquecida com o tempo.
Mitti Mendonça é artista têxtil, designer gráfica e ilustradora. Sua obra combina bordado, pintura e ilustração digital, explorando ancestralidade, memória e feminismo negro. Participa de exposições no Brasil e no exterior, cria identidades visuais, coidealizou a residência GARGANTA e ministra a oficina Bordando Afetos. Suas obras integram acervos como MARGS, SESC-RS e Fundação Vera Chaves Barcellos.
Giba Estebez é pianista, tecladista, arranjador e compositor, atuando na cena musical de São Paulo com foco em música latina, brasileira e jazz. Acompanha artistas como Alaíde Costa e Claudette Soares, participando de seus álbuns. Apresentou-se em festivais internacionais e, em 2019, lançou o CD autoral OMNI-GIBA ESTEBEZ, aclamado pela crítica.
SERVIÇO
Frequências Sonoras apresenta Alaíde Costa + Mitti Mendonça
Dia 12 de abril, sábado, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br (a partir das 11h do dia 10 de abril)
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: in************@in***********.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos na parte externa do prédio, com 16 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail in************@in***********.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, nãotecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Imagem:
Arte sobre fotos de Glauco Arnt e Murilo Alvesso
Fonte:
Jéssica Barcellos Comunicação