Considera por muitos como a maior banda que já existiu, The Beatles, encerrou oficialmente as suas atividades em 1970. Agora, cinquenta e três anos depois, é lançada aquela que pode ser considerada a última música do quarteto de Liverpool, “Now And Then”. Composta e cantada por John Lennon, a música foi trabalhada por George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr. Sendo os dois últimos, os responsáveis pela finalização e lançamento, com ajuda da inteligência artificial.
A canção foi trabalhada a partir de uma demo caseira, gravada em fita k7 por John Lennon. Após a sua morte, Yoko Ono enviou essa fita para George Harrison. Paul, Ringo e George chegaram a trabalhar nela no meio da década de 1990, nas sessões que resultaram nos lançamentos de “Free as a Bird”, em 1995, e “Real Love”, de 1996. Porém, “Now And Then” foi arquivada, porque os músicos não estavam satisfeitos com a qualidade da gravação dos vocais de John.
Com o lançamento do documentário “Get Back”, em 2022, dirigido por Peter Jackson, foi possível criar uma inteligência artificial capaz de isolar e melhorar a qualidade de captação das vozes e instrumentos gravados que aparecem nas imagens do documentário. Com o ajuda de Peter, Paul e Ringo conseguiram usar essa ferramenta para isolar e aprimorar a qualidade da gravação original da voz de John. Assim, tornando possível o lançamento da música com a participação dos quatro Beatles, mesmo após o falecimento de Lennon e Harrison.
A banda ainda lançou um mini documentário falando sobre o processo de produção da canção. Além de um belíssimo e emocionante videoclipe, com a direção de Peter Jackson.
Confira abaixo:
Sobre a utilização da inteligência artificial, Paul destaca: “Nós tínhamos a voz do John e um piano e pudemos separá-los graças à IA. Eles falam pra máquina, ‘Essa é a voz. Esse é o violão. Remova o violão’. Então quando viemos para fazer o que seria a última gravação dos Beatles, foi uma demo que o John tinha e nós conseguimos pegar a voz do John e purificá-la através dessa IA. Aí podemos mixar a gravação, como você faz normalmente. Então meio que te dá um espaço para trabalhar”.
Ringo e Paul prometem um relançamento de versões expandidas dos álbuns “1962 – 1966” e “1967 – 1970”, com mixagem em estéreo e Dolby, para os próximos dias.
Imagem:
Repodução / Youtube