A cantora e compositora baiana Lívia Nery e o cantor, produtor musical e multi-instrumentista Curumin sobem ao palco do Instituto Ling neste sábado, dia 30 de novembro, às 19h, para um show inédito com intervenções ao vivo do artista visual Rollinos. A apresentação, que faz parte do projeto Frequências Sonoras, tem ingressos gratuitos que podem ser retirados sem custo a partir das 11h desta quinta-feira, dia 28, no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras).
O repertório da noite será baseado no encontro dos dois artistas no palco, explorando canções dos álbuns Estranha Melodia, trabalho de estreia de Lívia, e Pedra de Selva, disco mais recente de Curumin. O formato duo entre os dois músicos é marcado pelo uso de recursos eletrônicos para a criação de uma atmosfera ao mesmo tempo onírica e urbana, rica em texturas.
Rollinos criará a atmosfera visual do show. O artista, que baseia seu estudo nos erros proporcionados por sistemas analógicos e digitais via sintetizadores e computadores, irá expandir as fronteiras entre recursos orgânicos e eletrônicos, que são a base da musicalidade de Nery e Curumin.
Essa será a quarta e última edição do Frequências Sonoras neste ano. A programação imersiva, que tem curadoria e produção de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira, convida os espectadores a ampliarem a escuta e a percepção sensorial através da música e de suas adjacências artísticas. Em junho, oito artistas da cena contemporânea de Porto Alegre ocuparam o salão principal do Instituto Ling para explorar os diálogos entre música e literatura em uma experiência artística plural com participação de Paola Kirst, Nina Fola, além de Mariana Abreu Marmontel representando o coletivo Poetas Vivos, com acompanhamento instrumental de Josué Oliveira, Mateus Albornoz, Mel Souza e Viridiana.
Nesta temporada, o projeto também recebeu, em abril, o cantor, compositor, arranjador e instrumentista Giovani Cidreira em encontro com a multiartista baiana Gãthã, com músicas que foram da melancolia cancioneira à sonoridade pop contemporânea, abrangendo diferentes gêneros, sentimentos e suas proposições afrofuturistas. Em outubro, foram convidados para participar da iniciativa a coreógrafa e bailarina Emily Borghetti e o fotógrafo e artista visual Lorenzo Beust, explorando sonoridades, imagens e movimentos da cultura gaúcha contemporânea.
A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, produção da OCorre Lab e apoio de Intercity Cidade Baixa e Press Gastronomia.
Mais sobre os artistas participantes desta edição
Lívia Nery é cantora, compositora e produtora musical nascida em Salvador. Seu EP, Vulcanidades (2017), tem produção assinada por ela e Rafa Dias (ÀTTØØXXÁ), e lhe rendeu o troféu de melhor intérprete feminina do Prêmio Caymmi. Com seu cruzamento de música urbana com o cancioneiro brasileiro, já mergulhou em residências de música, tecnologia e indústrias criativas, como PULSO (RedBull Station), Super Violão Mashup (Oi Futuro) e MIC (Goethe-Institut).
Luciano Nakata Albuquerque (Curumin) é considerado um dos mais talentosos músicos e produtores de sua geração pela crítica especializada no Brasil e no exterior. O artista vem trilhando uma carreira sólida em quase 20 anos de estrada. Seu mais recente álbum, BOCA, foi indicado ao Grammy Latino e recebeu o prêmio da APCA como melhor álbum. Como baterista acompanhou grandes nomes da MPB, como Paula Lima, Vanessa da Matta, Arnaldo Antunes, Criolo, Céu, dentre outros.
Rollinos iniciou sua pesquisa artística em 2015, quando começou a realizar trabalhos de cenografia e projeção mapeada para bandas independentes e festivais como Rock In Rio, Popload, Lollapalooza e Balaclava Fest. Como diretor audiovisual, já produziu mais de 30 clipes em sua carreira para artistas como Tim Bernardes, Garotas Suecas, Metronomy, Boogarins, BRVNKS, Carabobina, Atalhos, entre outros, e atua como VJ de bandas como Boogarins, Terno Rei, Papisa, YMA e Glue Trip.
SERVIÇO
Frequências Sonoras apresenta Lívia Nery + Curumin + Rollinos
Dia 30 de novembro, sábado, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingressos gratuitos e limitados mediante inscrição prévia a partir das 11h do dia 28 de novembro no site www.institutoling.org.br
Acessibilidade
Para deficientes visuais, é possível acessar o espaço antes do início da programação para tocar nos instrumentos. O agendamento pode ser feito pelo email instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo WhatsApp 51 99528-2738
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Foto:
François Muleka e Vitoria Carvalho
Fonte:
Jéssica Barcellos Comunicação