Os rockers da banda Desperto do Silêncio, lançaram recentemente nas plataformas digitais o seu novo single. “A Elite do Atraso” foi gravada no estúdio Hurricane, com produção de Sebastian Carsin. A banda também anunciou a saída do guitarrista Carlos “Pirata” Neto.
Com letra contundente e instrumental pesado, a música aborda as caraterísticas da elite nacional, que usa todos os artifícios possíveis para perpetuar seu poder, em detrimento dos que ficam na base da pirâmide social. A arte da capa foi produzida pelo artista Matheus Willy Wommer, fechando a tríada com as artes do EP “Esquema/ Sistema” e o single anterior “O Inimigo Não Está Aqui”.
Confira “A Elite do Atraso”:
Sobre a composição, a banda destaca: “Essa melodia, verdade seja dita, foi a primeira que compusemos para a Desperto do Silêncio. A partir dela, tentamos encaixar diferentes letras, porém, parecia que as coisas não conversavam. Nisso, em um dos nossos ensaios, o Gustavo, nosso vocalista e letrista, foi desafiado a achar a letra que unisse as percepções de todos os integrantes da banda naquele momento. Tinha que ser algo que tratasse sobre violência, em alguma perspectiva, e trouxesse a ideia do nome da banda.
Com isso, ele pegou alguns versos que tinha esboçado a partir da leitura do livro homônimo à nossa música, de Jessé Souza, e construiu o texto que vocês conheceram. A intenção foi passar a violência simbólica que a elite brasileira impõe a toda e qualquer pessoa que se dispõe a ascender social e economicamente em nosso país. Lembra aquela história de um certo ministro do governo passado de que “empregadas domésticas não podem fazer viagens internacionais”? É sobre isso! Crescer no Brasil é tão desafiador quanto cantar tantos versos e de forma rápida (Risos)”.
Já sobre a saída do guitarrista, a banda afirma: “Pois é, isso nos pegou de surpresa. Verdade seja dita que tudo tem seu fim, mas a gente nunca está preparado, né? Mas segue a amizade e o apreço, sabe?! Tanto que é importante trazer que o Pirata ainda concluirá a gravação de algumas outras músicas conosco. Essa é uma forma que encontramos de ele honrar o seu legado e obra.
Sobre um novo membro, estamos analisando o cenário. Pode ser que pinte alguém, mas não dá pra ser qualquer um, certo?! O posto é de um membro fundador da banda e a mente por trás de alguns dos nossos principais riffs… A responsa vai pegar pra o próximo e queremos alguém em quem tenhamos a segurança que irá dar conta“.
A Desperto do Silêncio já chegou com o pé na porta do cenário independente gaúcho. Com o lançamento do EP “Esquema / Sistema”, a banda pode mostrar o trabalho que vinha desenvolvendo há quase dois anos. E a estratégia se mostrou correta, pois o grupo chega com um excelente material próprio, muito bem produzido e embarca em uma série de shows que chamam a atenção por onde passa.
Desde então, o grupo lançou mais dois singles e possuem novas músicas sendo trabalhadas em estúdio. “No meio do caminho deste processo, surgiram duas novas composições e estamos avaliando se elas vão entrar nessa leva de gravações. Verdade é que, em 2025, vai haver mais material da Desperto do Silêncio para o pessoal prestigiar” – finalizam.
Contatos:
Desperto do Silêncio Oficial