A banda de Hard Rock capitaneada pelo guitarrista holandês, Adrian Vandenberg (ex-Whitesnake), acaba de lançar o álbum “Sin”. Quinto disco da carreira do grupo, segundo desde a retomada, conta com a produção de Bob Marlette e marca a entrada do vocalista sueco Mats Levén (ex-Yngwie Malmsteen, Candlemass, Therion).
Lançado em mídia física e nas plataformas digitais pela Mascot Label Group, o álbum possui nove faixas que trazem Hard N’ Heavy com aquela pitada de Blues, características da Adrian, que também assina a arte da capa.
Além de Adrian, e Mats, completam a formação o baixista Randy van der Elsen (Tank) e o baterista Koen Herfst.
A versão original da banda iniciou as atividades em 1981, com Adrian Vandenberg (guitarra), Bert Heerink (vocal), Dick Kemper (baixo) e Jos Zoomer (bateria), lançado três álbuns, “Vandenberg” (1982), “Heading for a Storm” (1983) e Alibi (1985). A banda se dissolve e, em 1986, Adrian entra para o Whitesnake, onde permanece até 1997 (entre idas e vindas).
No fim de 2013 o guitarrista monta o Vandenberg’s MoonKings, com quem lança três álbuns até 2018. Somente em 2020, Adrian decide reativar a banda Vandenberg, lançando o álbum “2020”.
Em entrevistas recentes o músico contou que o ex-integrantes Bert Heerrink e Dick Kemper entraram com processo para tomar possa da marca Vandenberg: “Eu nunca mais quero ver esse cara (Bert), porque ele e o ex-baixista (Dick) iniciaram seis processos contra mim e perderam todos. Reivindicaram meu nome, meu nome de banda. Eles disseram que faziam parte disso e, então, queriam ter esse nome e eu disse não. Não! Tive que me defender. Foram seis processos, custaram muito dinheiro e muita energia negativa. Caso contrário, poderíamos ter feito alguns shows de reunião e não fizemos. É constrangedor e também porque você acha que é (seu) amigo. Então, 30 anos depois, eu estava no Whitesnake por 12 anos, e excursionei por todo o mundo e todos os estádios que você conhece. Eles acham que há dinheiro a ser feito, então queriam fazer uma turnê sem mim como um Vandenberg sem Vandenberg, por assim dizer. Eles tinham as ilusões de que poderiam ganhar, então eu nunca mais preciso ver esses caras porque havia muita mentira acontecendo e aqueles processos. É triste, sim, não vai acontecer”, afirma Adrian.
Foto:
Divulgação